sexta-feira, 12 de março de 2010

RESUMO DE LIVROS - ALARCÃO, Isabel – Professores Reflexivos

ALARCÃO, Isabel – Professores Reflexivos em Uma Escola Reflexiva. São Paulo. Editora Cortez, 2003.Capítulos 1, 2 e 4

Resumo:

Capítulo 1 - Alunos, professores e escola em face a sociedade da informação
A Sociedade da Informação – aberta e global, diferenças de acesso à informação que causam a exclusão. Finalidade filtrar informações para preparar alunos para a sociedade.
A sociedade da informação em que vivemos é complexa e contraditória, com muitas informações sem saber lidar e selecioná-las, o que prejudica o desenvolvimento do espírito critico, por serem aceitar e manipuladoras. Soa a reflexão pode organizar os conhecimentos (informação o contexto e em relação com outros assuntos). É com compreensão que percebemos objetos, pessoas, acontecimentos e suas relações.
Cabe ao aluno, gerir informações para transformá-las em conhecimento. O professor não é a única fonte de saber. O conhecimento só existe com a aprendizagem. Esta reorganização de valores reorganiza as competências do cidadão atual.
Novas Competências Exigidas Pela Sociedade Da Informação E Da Comunicação Do Conhecimento E Da Aprendizagem.
Nos anos 90, a nova visão chega as universidades européias e resultam numa maior reflexão na educação, intere-relacionando ciclos , estudantes e desenvolvendo novas competências numa formação holística (integral).
A cidadania é revista, pó do o cidadão como um pressuposto um ser responsável, que encara a formação associando o indivíduo-escola, informação-pensamento.
A competência é entendida como “saber fazer bem”, isto é mobilizando saberes e utilizando-os, compreendendo, observando, e analisando e refletindo, preparando para mudanças, aprendendo autonomamente.
Para lidar com a informação na sociedade da aprendizagem é importante filtrar informações, organizar e interar professor-aluno, saber-uso.
Os alunos na sociedade da aprendizagem devem aprender a aprender ao longo da vida, relacionando as coisas ao seu redor com sentido. A sala de aula é o lugar onde se produzem conhecimentos, e as informações devem ser passar com responsabilidade e autonomia. A iniciativa cientifica amplia o gosto pelo saber. A criatividade e responsabilidade são fatores essenciais na aprendizagem.
Os professores na sociedade da aprendizagem devem ajudar o aluno a desenvolver a competência de aprender, dar suporte, estrutura e estimular a aprendizagem e autoconfiança, direcionando a informação processual, produto da análise critica, ver do que precisam. Para isso, se atualizar e desenvolver suas competências de aprender a aprender.
A escola na sociedade da aprendizagem deve transforma o aluno em ativo, em salas de aulas e em atividades extras curriculares. Deve ser repensada e reformulada contextualizada e relacionada com as pessoas que as constituem, tornando-se auto-reflexivas e criticas, sabedora de sua missão social; deve ser auto-dirigida de acordo com a realidade e seus problemas, tirando proveito das novas tecnológicas como meios de pesquisas, contextualizando-se, professore-alunos-escola.

Capítulo 2 A formação do professor reflexivo – e ativo. Este deve processar informações acuradas e criticamente. Tal reflexão deve ampliar seu desempenho e competência profissional visando o todo (motivo de atração pela profissão). A desilusão é conceituada como uma reflexão não entendida, dificuldades para atuar no novo programa de formação. Professor e escola devem agir relacionados, a escola deve fornecer infra-estrutura para fazer a ponte entre seus membros.
Com criatividade, capacidade de encontrar meios de como interagir na vida social, o professor deve tomar abertura pra aprender e ensinar essa visão para seus alunos. A formação critica, reflexiva, deve combinar observações para resolver os problemas, numa visão de valorizar a relação professor-aluno.
A pesquisa-ação é analisar um problema destrinchá-lo em partes ara resolvê-lo (observar, refletir, planificar e agir). Abordar problemas com perspectivas de solucioná-los de modo reflexivo, transformar em aprendizagem. Para complementar a pesquisa e ampliar a reflexão temos:
- análise de caso: de acontecimentos teorizados com valor explicativo, que pode ser explicado, interpretado discutido, dissecado e reconstruído. Além de ser uma ferramenta de formação tem embasamento teórico.
-narrativas: narrar é um hábito que constitui reflexão, analisando situações, sistematizando reflexões, compartilhando pensamentos. Casos e narrativas caminham juntos transmitidos tornam-se narrativas elaboradas que viabilizam o conhecimento.
-portfólio – seleções de fatos ou resultados. Promove o desenvolvimento reflexivo, fundamenta a reflexão, facilita a auto e hetero-avaliação.
-perguntas pedagógicas: o caráter formativo é o moto do desenvolvimento e da aprendizagem reflexiva, propicia a compreensão e é a base de outras estratégicas.
-conclusão: a formação profissional reflexiva deve incluir a intenção de conhecer o mundo. Seu trabalho deve estar em parceria com a escola e a comunidade. O conheicimento da compreensão das informações.

Capítulo 4 – Gerir Uma escola Reflexiva
Na nota auto-biográfica a autora afirma que questionar traz desenvolvimento e conhecimento. O professor faz parte da escola, esta é um organismo vivo, em desenvolvimento e em aprendizagem.
A escola é uma comunidade com atores sociais que deve unir a sociedade com objetivo comum: educar. Ela liga sociedade adulta com crianças e jovens em desenvolvimento. Deve estar contextualizada com a cultura local e articular com o contexto nacional e global. Deve ter personalidade, utilizar do próprio conhecimento para desenvolver-se. Seus atores devem ter um único objetivo: a educação das novas gerações.
A escola nunca está formada completamente, assim. Deve se avaliar, pensar e si própria e na sua missão; analisar, perceber dificuldades e agir para melhorá-la. Ela é inteligente, pratica e atual, não burocrática e ultrapassada, saber onde está e ode quer chegar com o objetivo de educar.
O projeto da escola é o conjunto que propicia e concebe esforços para criar condições de aprendizagem e desenvolvimento. O processo (projeto) e o produto (objetivo) estão ligados à gestão da escola reflexiva.
O Currículo é um conjunto de aprendizagens necessárias à formação. Questiona-se a sua validade se comparado a nova realidade da sociedade da informação.
Segundo Rodan e Perrenoud, devemos trabalhar baseado em objetivos, em grupos flexíveis, tarefas escolares à base de problemas e projetos.
A escola reflexiva deve agir de acordo com sua realidade e no momento apropriado. Objetivos e projetos (também o currículo) são referencias para uma ação compartilhada.
A gestão da escola reflexiva deve ser participativa coerente, desafiadora, exigente, interativa, flexível, avaliadora, formadora, democrática. Todos devem decidir.
O saber desenvolvido pela escola interage com a tarefa de educar. O aluno torna-ser o centro da missão e com a cooperação de todos como objetivo de educar de forma reflexiva.
A escola tem caráter, personalidade e forma própria de funcionar de acordo com sua realidade e contexto.

25 comentários:

  1. Obrigada por oferecer esse vasto e rico material.Ele esta me ajudando muito ^^
    BJSSSSSSSSSSSS

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  2. Revitalizante é poder ter acesso a estas leituras maravilhosas referentes a educação.
    um abraço

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  3. maravilhoso esse conteudo qero ser uma professora reflexiva sempre .

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  4. Parabéns pelo seu trabalho, excelente.Lilian estudante de pedagogia da cidadede Tucuruí - Pa.

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  5. Lidia! Louvavel seu trabalho tens ajudado muitos alunos e profissionais. Abraço fraterno.

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  6. Amei seu blog está me ajudando muito. Deus esteja sempre contigo. Um abraço. Jucélia

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  7. um ótimo trabalho.Pois esta é minha área de pesquisa

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  8. Adorei.. Desperta o interesse pelo livro....

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  9. adorei o seu blog , ira ajudar muito no concurso para PBI se você tiver mais dicas para me ajudar como estudar para concurso de professores ,por favor mande no seu blog bjs francisca
    muito obrigada
    agradeço por você assistir muito obrigada

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  10. Foram ótimas as informações que colhi nesta leitura, vou fazer uma boa prova.

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  11. Olá Professora Lídia,

    Boa noite!

    Sou aluno Mestrando da Universidade Federal do ABC e meu projeto de pesquisa está voltado para O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS REAIS NO ENSINO SUPERIOR: OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O CURRÍCULO

    A minha pesquisa está voltada para a formação de professores e uma análise ao Professor REFLEXIVO.

    Estou em busca do livro da Isabel Alarcão e não consigo encontrar e neste livro há vários conteúdos que pretendo utilizar.

    Vi que você fez resumos deste livro, porém não estou conseguindo encontrá-lo no Brasil para comprá-lo em nenhum local.

    Li superficialmente a sinopse e achei-o maravilhoso.

    Você teria a possibilidade de me dizer onde consigo encontrar este livro ou se você tem mais material ou indicações para que eu pudesse e aprofundar no assunto?

    Conto com sua grande ajuda.

    Um grande abraço.


    Marcos Ruano
    Mestrando
    Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática
    Celular: (11) 99619-1533
    E-mail: marcos.ruano@ufabc.edu.br

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  12. Ola Marcos, a área de extas no ensino superior não é algo que domino...infelizmente.

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  13. Ola Marcos, a área de extas no ensino superior não é algo que domino...infelizmente.

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  14. muito legal este trabalho, muito obrigado professora!!!!!

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  15. muito legal este trabalho, muito obrigado professora!!!!!

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  16. muito legal este trabalho, muito obrigado professora!!!!!

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  17. Muito obrigado Lídia, por você disponibilizar esses conteúdos.

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  18. Parabéns pela dedicação, amei seu espaço e informações bem resumidas, abraço.
    Professora Edi DEnise.

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  19. Parabéns pelo seu trabalho prof. Lídia. Li o livro da Dra. Isabel e fiquei impressionado sobre como os tais pensadores da educação parecem disco riscado, estão sempre dizendo as mesmas coisas, nunca acrescentam nada a única coisa que são capazes de fazer é ressignificar palavras.

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  20. Seu trabalho é fantástico Lidia, você tem um poder de expressão, síntese e lucidez absolutamente notável. Me ajudou bastante.
    Gratidão
    Muito Obrigado!!!!

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  21. Este comentário foi removido pelo autor.

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  22. Olá, muito bom o conteúdo, mas acho que você deveria revisar ou pedir para alguém revisar seus textos antes de publicá-los. Há muitos erros gramaticais: ortografia, acentuação, pontuação. Isso desmerece e empobrece a sua produção e a sua boa vontade. Desculpa pela sinceridade.

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