sexta-feira, 12 de março de 2010

BIOGRAFIAS RELACIONADAS A EDUCAÇÃO - FROEBEL

Froebel

Friedrich Froebel, 1782-1852, enfatizou a importância da criança, destacando suas atividades estimuladas e dirigidas.
A grande contribuição foi a aplicação práticas acerca dos jardins de infância, a educação durante os primeiros anos da vida infantil. A escola é o lugar onde a criança deve aprenderas coisas importantes da vida, da verdade, da justiça da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações causais, vivenciando. Considera importante o brinquedo, o trabalho manual e o estudo da natureza, enquanto processos espontâneos na criança e ao meio educativo.
Os interesses e tendências inatos da criança pra a cão, o jardim da infância deve ajudar os alunos a expressarem-se e a se desenvolverem, na auto-atividade, de conhecimentos e crescimento pela atividade.
O gesto, op canto e a linguagem são as formas de expressão de sentimentos e idéias apropriadas à educação infantil. A historia deve ser expressa pela criança por meio de linguagem canção, representações, figuras ou construção de objetos simples com papel, barro ou outro material adequando.

PILETTI, Claudino e Nelson, Filosofia e Historia da Educação, 7.ª edição, 1988, editora Ática, São Paulo,SP

4 comentários:

  1. Parabéns profª. Lídia por este blog, tem muita coisa importante nele, por isso já me tornei um seguidor e como ficarei feliz se você também seguir o meu, aguardo a sua honrosa visita, Deus seja contigo.

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog, riquíssimo, vai me ajudar muitoooooooooooo.Gostaria de aproveitar a oportunidade e pedir uma ajuda de um tema pro meu TCC.Moro em Brasilia -DF , e não tenho nem ideia de uma tema .Por favor se poder me ajudar agradeço de coração.Meu email é elypedagogia@gmail.com.Bjus e mais uma vez parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o tema do TCC tem que ser algo bem próximo de você e que você goste de estudar e querer saber mais, é bem pessoal. A única dica que dou é que procure dentro da bibliografia usada em concurso os livros para escrevê-lo, assim você se prepara também para o campo de trabalho. Boa Sorte

      Excluir
  3. Bom dia professora Lídia!
    Adorei o seu blog. Estou elaborando a minha monografia cujo tema será a importância do brincar. Por um acaso você teria o resumo do livro MOYLES, Janet R. Só Brincar? – O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre. Artmed, 2002.
    Me ajudaria bastante.
    Obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir